Quando em uma luta, existem certas regras e precauções que você deverá seguir para que nada dê errado, são elas:
Sequência de postagem:
A sequência de postagem em meio á um combate depende da quantidade de lutadores. Em lutas de 1x1, serão definidos pelo narrador os jogadores 1 e 2, e deverá seguir o esquema á seguir:
JOGADOR CONTRA JOGADOR
A ordem de postagem deverá ser a seguinte:
Jogador 1 >> Jogador 2 >> Narrador (inverte a ordem dos jogadores ao final da rodada)
GRUPO CONTRA GRUPO
A ordem de postagem deverá ser a seguinte:
Todos os jogadores postam sem ordem pré-feita, e ao final o narrador cita os resultados.
JOGADOR CONTRA NPC
A ordem de postagem deverá ser a seguinte:
Jogador 1 >> Narrador/NPC (o narrador deverá realizar os movimentos do NPC)
Terminado isso, existem algumas regras mais complexas que devem ser entendidas:
- A regra de sequência de postagem entre os jogadores deverá sempre ser seguida;
- SOMENTE o narrador poderá citar os resultados das ações de qualquer jogador;
- Ao utilizar qualquer tipo de técnica ou arma com característica especial, deverá ser colocada a ficha completa desta em SPOILER, ou a técnica será simplesmente ignorada;
- Haverá um limite de tempo de 24h entre cada postagem, portanto, se um jogador não postar em 24h, perderá sua vez e o próximo da sequência poderá postar;
- É importante lembrar que você SÓ poderá usar técnicas de seu rank. Portanto, sendo um mago rank B, você obviamente não poderá utilizar técnicas rank S;
- Você só poderá utilizar o que consta em sua ficha, e nunca deverá utilizar um número exagerado de técnicas de uma só vez, aconselhamos no máximo três por turno. Se algo que não estiver em sua ficha for usado, a ação será simplesmente ignorada;
- Deverá ser usada a quantidade base de HP (pontos de vida) e MP (pontos de magia) constada na ficha de cada jogador no início da luta, a não ser que seja definida uma base de HP e MP para ambos os jogadores antes do início do combate;
- A cada dano sofrido, será retirada uma taxa de HP ou MP relevante á ação tomada. Portanto, ao ser atingido por um ataque ou magia, deverá ser retirado os pontos de HP referente ao dano da magia ou ataque. E ao utilizar uma magia, são retirados os pontos de MP;
- É bom lembrar que, dependendo do ataque utilizado, o dano pode ser acumulado ou aumentado dependendo do jeito que ele é usado, podendo causar um dano maior. Isso não se aplica ao gasto de MP.
- A luta é normalmente interrompida quando um dos jogadores chega á uma certa quantidade de HP, porém, mesmo que este morra, será colocado como desmaiado ou derrotado, não morrendo oficialmente;
- Nunca narrem dizendo que atacam o oponente, narrem citando o que pretendem fazer, resumindo, que tentam atacar o oponente, pois ele pode a qualquer momento revidar ou bloquear a ação.
Penalidades
Em meio á uma luta você deverá tomar cuidado com algumas ações que podem levá-lo á penalidades.
É importante saber que as penalidades não estão aqui para atrapalhar, e sim para manter a luta em ordem, portanto, quando um jogador atinge 3 penalidades, ele é literalmente expulso da batalha e seu oponente se torna automaticamente o vencedor.
A baixo, uma lista de ações que podem levá-lo a cometer uma penalidade.
Auto-hit
O mais famoso entre eles, simples, porém pode desregular uma luta com facilidade. Pode ser resumido em "acerto automático", vulgo auto-hit. O auto-hit é cometido quando o jogador afirma ter acertado o oponente ou realizado uma ação que poderia ter sido parada, por exemplo:
Me aproximo e chuto o oponente para longe com força.
Acumula 1 penalidade á contagem.
Edit
Uma vez que você tenha realizado uma ação, não poderá editá-la. Portanto, se cometeu algum erro, aprenda com ele. Não se esqueça que, os administradores e alguns usuários podem descobrir se o post foi editado ou não.
Como punição, a ação é anulada.
Double-Post
Double-post é o ato de se postar duas ou mais mensagens em sequência. Lembre-se que isso não é permitido em nenhuma área do fórum. Em meio á lutas, não é permitido se realizar um double-post para refazer sua ação ou adicionar algum movimento á ela.
Como punição, a ação é anulada.
Narração
Contrariar o veredito do narrador não é aceitável, é claro que você pode expor sua opinião contra o que ele fez, isso caso haja alguma coisa errada. Porém, não será aceitável que se narre alguma ação distinta do que o narrador explicou, como por exemplo utilizar a água do local estando em meio á um vulcão.
Acumula 1 penalidade á contagem.
GOD MODE
Este é o mais importante de todos, e com a maior punição. God mode se trata do ato de agir como uma espécie de Deus, narrando suas próprias ações sem dar oportunidade para o oponente revidar, ou citando o que aconteceu com ele, por exemplo:
Saco minha espada, partindo para cima do oponente, lhe arrancando a cabeça sem ele ter como revidar.
Como punição, o jogador é automaticamente retirado da luta, dando a vitória oponente.
Resumindo em simples palavras: os jogadores somente atacam, e o narrador dá os resultados.
Mais atualizações enquanto forem surgindo mais ideias.